Anatomia do Olho – Íris e Pupila

É muito importante que o atendente de ótica esteja tecnicamente preparado e treinado adequadamente. Uma das formas de verificar o seu preparo é pelo uso do vocabulário tecnicamente correto. Hoje veremos um pouco mais sobre a Íris.

Íris: É a parte mais visível (e colorida) do olho . Trata-se de uma membrana de forma circular, com 12 mm . de diâmetro com uma abertura circular, no centro, chamada de “pupila”, cujo diâmetro médio é de 4,4 mm . (em ambiente interno).

Pupila (termo oriundo do latim, pupilla – menininha), ou Menina dos olhos, é a parte do olho, como um orifício de diâmetro regulável, que está situada entre a córnea e o cristalino, e no centro da íris, responsável pela passagem da luz do meio exterior até os órgãos sensoriais da retina. Localiza-se na parte média do olho, ou úvea e tem por função regular a quantidade de luz que passa para a retina. Por ser um orifício, não tem cor, mas sua aparência é preta, pois não há iluminação na parte interna do olho.

A íris fica localizada entre a córnea e o cristalino . Ela funciona como o diafragma de máquina fotográfica . Quando há muita luz, diminui sua abertura central (chamada de miose), e ao contrário, quando há pouca luz, dilata-se, aumentando o tamanho da pupila (chamada de midríase. Sua função é controlar a entrada de luz no olho e tem papel preponderante na acuidade visual.

Existem estudos da conformação da íris, onde o seu aspecto pode revelar certas patologias, anomalias e até traços da personalidade . Este estudo é conhecido como iridologia.

Algumas pessoas (geralmente adultos maduros a partir dos 40 ou 50 anos) apresentam uma descoloração em forma de um círculo acinzentado ou esbranquiçado visível ao redor da íris denominada arco senil, que é causada por depósitos de células de lipídios (gordura) nas camadas profundas da córnea periférica sem ser contudo uma condição preocupante, já que é apenas um sinal do envelhecimento natural do corpo na maior parte dos casos. Entretanto, uma descoloração similar da íris dos olhos em adultos jovens, com menos de 40 anos, denominada arco juvenil, é frequentemente associada com altas taxas de colesterol no sangue, o que deve ser avaliado por um médico.

Fonte: Essilor e Wikipedia

About these ads

Sobre digitusiic

A Digitus está preparada para melhorar a Gestão do Conhecimento de sua empresa. Com profissionais na área de Administração, psicologia e Arquivologia, podemos torna sua empresa mais criativa através de sua políticas, estratégias, liderança e gerenciamento das informação. Quer seja para dar segurança as informações, tornar as informações do meio físico para o meio eletrônico ( digitalização ), técnicas e ferramentas para gerenciar informações, documentos e gestão de mídias sociais.
Esse post foi publicado em Ametropias, Anatomia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s